Palavra Pastoral Outubro NUNCA VOS CONHECI, MAPA DE OUTUBRO PARA DOWNLOAD AO FINAL DA MENSAGEM!

nunca vos conheci!!!

Na sociedade na qual vivemos, somos conhecidos pelos demais por aquilo que fazemos (ex. profissão), pelos nossos resultados, e desempenhos , mas não por quem realmente somos.

este fenómeno está patente também na igreja, pois parece ser, que a agenda de actividades é aquilo que destaca a igreja e os seus dirigentes, e que é, o seu nome e titulo, aquilo que os precede: não me interpretem mal, pois tudo aquilo que fazemos é importante, sobretudo quando o fazemos para o senhor, no entanto ele esta mais interessado em conhecer-nos, e continuamente transformar-nos, de tal forma que já não sejamos conhecidos por aquilo que somos, ou pelos nossos títulos, mas sim que sejamos o reflexo de quem ele é.

Mt 7: 21 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”

v.22 “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demónios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?”

v.23 “Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”

O que fazemos: Somente de acordo ao chamado de deus, (ex. Pastor, Evangelista, Diácono, etc. e de uma forma sazonal)

a vontade de deus: é eterna.

De acordo á palavra de deus, qual é a sua vontade ?

Conhece-lo e ter intimidade com ele. (v.23) ...nunca vos conheci...

no grego, (Ginosko), é sinónimo da forma mais intima de conhecimento ( intimidade)

fazer a vontade de deus é estar em perfeita intimidade com ele, da mesma forma que jesus esteve, tal como ora ao pai em joão 17.

esta mesma palvra do grego, ginosko, aparece em:

LUCAS 1 : 30...34

Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão?

Neste mesmo versículo, aparece uma vez mais a palavra (Ginosk).

Maria ainda não tinha mantido relações intimas com o seu esposo José.

Quando pedro negou a Jesus (ref. MT. 26: 72...74, Não conheço tal Homem ).

Aqui a palavra Grega empregada não é Ginosko, ( conhecimento intimo, profundo), mas sim a palavra Grega Eido, (relacionamento sensorial, como por exemplo: auditivo, visual, etc.)

É aterrador o poder não ser aceite por Deus depois de fazer tantas coisas no seu nome , de edificar e de trabalhar tão arduamente para ele para a extensão do seu reino nesta terra, e depois não ser conhecido por ele .

É visível como muitas pessoas deixam de se congregar nas igrejas e comunidades locais, e anteriormente esforçaram-se a servir e a trabalhar, mas atentemos a estes versos do Apostolo Paulo a Timóteo, e a João.

2 TIM. 2:19 Todavia o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os seus, e: Aparte-se da injustiça todo aquele que profere o nome do Senhor.vs.20,21,22

1 JOÃO 2: 16,17,18 19

Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos.

Ora vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento.

Muitas coisas fizeram no nome do senhor , sairam de nós , estiveram no nosso meio mas não permaneceram pois não eram de nós, ouviram e conheceram sensorialmente mas não tiveram intimidade. (Ginosko) comunhão (koinonia), Aqueles os quais a quem se refere Paulo, como que tendo conhecimento, são aqueles que permanecem na intimidade com Deus, e desfrutam da unção de Deus como fonte de poder.

Atrevêrme-ia a dizer não nasceram de novo,(ref. 2 co 5:17), pois aquele que está em Cristo nova criatura é, eis que as coisas velhas já passaram, e tudo é feito de novo.

O fruto mais visível da intimidade com Deus é a Paz e a segurança de saber que a vida emana do nosso interior pelo simples facto de crer no nome que é sobre todo o nome, que é: Jesus Cristo.

JOÃO 7: 37 Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva.

Isto é: viver do interior para o exterior isto é viver no poder de Deus , viver em intimidade onde mesmo que as condições externas nos afectem, não são elas que determinam, nem que dirigem as nossas vidas senão que do nosso interior corre um rio de Agua Viva , para dar a todos que queiram beber e saciar a sua sede.

A questão é, que muitas vezes estamos a viver a vida ao contrario: do exterior para o interior isto é, a permitir que o externo dirija e condicione a nossa relação com os irmãos e com o Senhor , por ausência de intimidade.

Não queremos aprofundar, pois em realidade temos medo de ser feridos, não confiamos e isso deteriora a intimidade com Deus, e assim o seu consolador não pode operar pois desta forma levantamos muros.

Conhecer a Jesus é ter intimidade com ele, o que nos faz livres de todos os medos e preconceitos, livres para ser filhos e não escravos , livres para ser amigos e não servos.

jo 8: 31 Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos;

32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Aquele que é livre do seu interior brota Água Viva livre e que afecta as circunstancias e dirige a tua vida, muda a perspectiva de como vês as coisas, e na tua debilidade se aperfeiçoa o seu poder para vencer, porque, Ele é a fonte e não tu com os teus próprios recursos .

COL. 2: 8 Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;

9 porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade,

10 e tendes a vossa plenitude nele, que é a cabeça de todo principado e potestade,

Não te enganes, nem te deixes levar por subtilezas eclesiásticas ou seculares, Nele tens toda a plenitude, sendo, que tu és o seu Templo e estas completo em Cristo Jesus.

Que Deus vos abençoe .

Pr. Luís Miguel Jacinto dos Santos.

Comentários

Mensagens populares